O consumo de ômega-3 é muito comum para o controle de doenças crônicas, mas um estudo da Academia Norte-Americana de Neurologia, descobriu que esta gordura boa também traz muitos benefícios para a memória e a saúde do cérebro.
A ingestão de ácidos graxos ômega-3, encontrados, por exemplo, em peixes de água fria, oleoginosas e folhas escuras, está associada a uma melhor estrutura cerebral e a um incremento da função cognitiva, principalmente em pessoas de 40 a 50 anos.
Os cientistas estudaram a relação das concentrações de ômega-3 nos glóbulos vermelhos com ressonância magnética e marcadores do envelhecimento cerebral. A maior concentração do óleo foi associada a volumes maiores do hipocampo, uma estrutura do cérebro que desempenha um papel importante na aprendizagem e na memória.
Segundo os especialistas, o consumo de ômega-3 desde a juventude ajuda a proteger o cérebro de inúmeras doenças, como o Alzheimer, que aparecem já na meia-idade. A pesquisa é feita com voluntários com até 46 anos e, pela primeira vez, é analisada a proteção para os mais jovens.