A Anatel apresentou o resultado das medidas de combate às chamadas abusivas e anunciou uma nova tecnologia que facilitará a identificação de ligações, permitindo visualizar o nome da empresa que está ligando.

Uma das medidas tem a ver com o prazo. A agência prorrogou até 30 de abril de 2024 a medida cautelar que bloqueia empresas que realizam muitas ligações ou entrem em contato com o cliente de forma ineficiente.

A maior novidade é a nova tecnologia de identificação de chamadas, que passar a mostrar o nome da empresa que está realizando a ligação. Para isso, será usado um sistema chamado STIR/SHAKEN, um conjunto de protocolos que realiza a autenticação dos identificadores de chamadas.

Com essas informações, será mais fácil para o consumidor identificar empresas e decidir se tem interesse em atender a chamada. Também será possível reconhecer ligações que configurem comportamento abusivo, para que o consumidor adote as medidas que entenda adequadas. As operadoras começarão a implantar o novo identificador ainda neste ano com supervisão da Anatel.