As mulheres contam com um aplicativo para salvá-las da violência doméstica. É o app “Todas Por Uma”, desenvolvido por um jovem que presenciou a violência dentro da própria casa, contra a mãe.
Criado em 2019, o aplicativo foi uma iniciativa de Mateus de Lima, junto com dois. O dispositivo recebeu o nome de NICE, mesmo nome da mãe de Matheus, que tem 23 anos, mora em São Paulo e se formou em Desenvolvimento de Sistemas.
A novidade possibilita que as vítimas de violência doméstica possam pedir socorro sem usar o celular, já que o dispositivo NICE pode ser instalado em colares, brincos ou acessórios, o que permite a busca de ajuda sem que o agressor perceba, através de ligações a um Wi-Fi público.
Ou seja: mesmo que o autor das agressões retire todo o acesso aos meios de comunicação e à internet, a vítima terá como ser socorrida. Outra possibilidade é o envio da localização em tempo real para pessoas previamente cadastradas Além da violência contra a mulher, a plataforma colabora com outros grupos, como o LGBTQIA+ e de defesa de crianças.