O azeite de oliva extra-virgem é muito indicado pelos profissionais de saúde, por ser rico em nutrientes. Agora, cientistas espanhóis descobriram que o consumo de azeite de oliva extra virgem beneficia o bebê pelo leite materno.
O estudo foi feito pelos pesquisadores da Faculdade de Farmácia e Ciências da Alimentação da Universidade de Barcelona, na Espanha. Foi comprovado o aumento de compostos fenólicos no leite materno e que isso pode atravessar a barreira placentária.
O azeite é possui benefícios amplamente conhecidos para a nossa saúde como propriedades anti-inflamatórias, poder de diminuir o risco de depressão e proteger o cérebro humano. Ele também representa a principal fonte de gordura numa alimentação balanceada.
Porém, ainda não havia comprovação de que os compostos fenólicos do azeite ficassem disponíveis para os lactentes. A atividade antioxidante dessas substâncias tem sido associada à prevenção de várias doenças. Através do leite materno potencializa a proteção contra infecções e risco de doenças metabólicas no futuro.