25% do restauro do Museu do Ipiranga é concluído

quarta-feira, 09 de setembro de 2020

As obras de restauro do Museu do Ipiranga, que tiveram início em outubro de 2019. Mesmo com a pandemia, os trabalhos não foram interrompidos e 25% do restauro foi concluído até o momento. Entre as obras já concluídas está a restauração da famosa tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo.

No atual estágio das obras, o telhado está passando por reparos para instalação de uma nova área de exposições. Com a reforma, o Museu ganhará 6.800 m2 de área, o que possibilitará receber exposições temporárias, inclusive internacionais.

Fechado para reforma desde 2013, o Museu do Ipiranga seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade.  As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura.

A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP. A expectativa é que seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.

Compartilhar: