Pesquisa revela que a Antártida já teve florestas

segunda-feira, 01 de novembro de 2021

A Antártica, há cerca de 75 milhões de anos, possuía uma fauna, flora e clima bastante diferentes do que se conhece hoje. Os dinossauros eram comuns nessa época, pelo fato de o continente não se encontrar ainda tão ao sul do planeta.

 

O estudo inédito confirmou que nestes milhares de anos ocorreram incêndios florestais que afetaram os ecossistemas da Antártida. As evidências tão curiosas foram apresentadas no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras.

 

Fósseis coletados na Ilha James Ross, entre 2015 e 2016, chamaram a atenção por serem fragmentos de plantas com características de carvão vegetal, mas que estavam desgastados devido à exposição ao tempo.

 

O estudo também traz novas evidências de que a Antártica era verde e tinha clima mais quente, com vegetação que era acometida por incêndios espontâneos. A conclusão foi de que o material analisado queimou suficientemente para unir as paredes celulares da uma planta da mesma família das araucárias, presentes no sul do Brasil.

Compartilhar:

Leia Também