Um dos setores mais afetados durante a pandemia foi o hoteleiro. Uma vez que o setor tem adotado uma série de medidas envolvendo a readequação das operações, a expectativa é que, gradativamente, haja uma recuperação.
Vários grupos hoteleiros estão adotando novas medidas e uma programação específica de atuação, dentro de suas possibilidades, para os primeiros meses após o fim do isolamento e das medidas restritivas.
Nesse sentido, destacam-se os procedimentos abrangentes relacionados à segurança e a saúde, o que inclui o respeito às leis locais. Ações internas, como a redução dos serviços de bar e restaurantes e treinamento da equipe de limpeza também têm sido adotadas.
O principal motor dos hotéis tem sido a viagem de negócios e esse ramo ainda é um obstáculo. Algumas pesquisas indicam que pode haver uma intensificação da retomada das viagens corporativas a partir de setembro. Com isso, espera-se que, em breve, seja possível analisar com mais clareza como se dará o crescimento das ocupações dos hotéis no país.