Abril Marrom alerta sobre doenças que podem levar à cegueira

sexta-feira, 15 de abril de 2022

A saúde ocular é tema no mês de prevenção e combate à cegueira, conhecido como Abril Marrom. As sociedades brasileiras de Retina e Vítreo e a de Diabetes se unem para mostrar à sociedade e educar as pessoas sobre doenças que podem acometer os olhos e ser detectadas preventivamente,

 

O marrom foi escolhido por ser a cor da íris (parte mais visível e colorida dos olhos) da maioria dos brasileiros. Para a Organização Mundial da Saúde, 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas.

 

De acordo com a publicação “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, dos mais de 1 milhão e meio de casos de cegueira que atingia os brasileiros naquele ano, 75% teriam prevenção ou cura, e essas pessoas poderiam estar enxergando.

 

As principais causas da cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e o diabetes (ou edema macular diabético). O cuidado preventivo é um alerta por se tratarem de doenças silenciosas e que com tratamento podem ser curadas ou terem agravamento reduzido.

Compartilhar:

Leia Também