Pesquisadores desenvolvem algoritmo capaz de diagnosticar anemia através de fotos de celular

segunda-feira, 26 de julho de 2021

De acordo com um novo estudo, uma simples foto tirada de uma câmera padrão de celular pode rastrear sintomas de anemia e apontar índices de hemoglobina no sangue. Isso pode ser feito com o uso de algoritmos, ou seja, da matemática.

 

De acordo com estudos anteriores, um dos sintomas de uma pessoa com anemia é a cor amarelada do interior da pálpebra inferior. Assim, os pesquisadores avaliaram 142 imagens de pálpebras tiradas pelo celular.

 

As imagens foram ampliadas em cada foto e foi desenvolvido um novo algoritmo que otimizou a resolução de cores e criou um modelo de predição ligando a cor da conjuntiva com a pele, e também com o branco dos olhos. Tudo isso comparado aos níveis de hemoglobina identificados na imagem.

 

Os resultados apontaram que o modelo de algoritmo criado foi 72,6% preciso, 72,8% sensível e 72,5% específico na previsão da anemia. A precisão nos índices de hemoglobina também foi satisfatória, alcançando 94,4% de assertividade. Além disso, diferentes tons de pele não afetaram os resultados.

Compartilhar:

Leia Também