Pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com universidades de do Reino Unido e da Alemanha, criaram um aplicativo para monitorar enchentes e prevenir desastres em cinco estado brasileiros, incluindo São Paulo.
O aplicativo Dados à Prova D’Água é alimentado por alunos da rede pública de São Paulo, Santa Catarina, Acre, Pernambuco e Mato Grosso que coletam informações por meio do monitoramento de pluviômetros artesanais. Em São Paulo, foram selecionados alunos das escolas estaduais Renato Braga e Vicente Leporace, no Jardim São Luís, Zona Sul da capital.
Para isso, contam com o Centro de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais. O aplicativo está disponível para smartphones com o sistema Android desde dezembro de 2021 e será lançado oficialmente em fevereiro deste ano.
Está nos planos disseminar o aplicativo para uso em todo o Brasil, como forma a minimizar as perdas materiais e humanas das inundações que acontecem em toda estação chuvosa no país. O projeto recebeu o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp).