Áreas verdes ajudam a aliviar a solidão nas cidades

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Cada vez mais as pessoas se concentram em grandes centros urbanos. Porém, a solidão e a ansiedade também estão presentes na vida de quem vive nas grandes cidades e o que ajuda a aliviar estes sentimentos é a natureza.

 

Muitos estudos já foram publicados, mostrando como o contato com a natureza afeta positivamente a nossa saúde. Agora, pesquisadores mostraram que as áreas verdes ajudam também a amenizar o sentimento de solidão, que já considerada uma epidemia.

 

As mais recentes descobertas sobre o assunto incluem a revisão das avaliações feitas com voluntários em um aplicativo personalizado por duas semanas. Os participantes foram consultados aleatoriamente três vezes por dia. A técnica usada é chamada de “avaliação ecológica momentânea”.

 

Em ambientes superlotados os sentimentos de solidão aumentaram 38%. Já quando as pessoas interagiam com espaços verdes, ouviam os pássaros ou olhavam para o céu, a percepção da solidão caiu 28%. Portanto, a resposta está em melhorar os espaços verdes das áreas urbanas.

Compartilhar:

Leia Também