Árvores podem reduzir temperaturas de cidades em até 12 °C

quinta-feira, 09 de dezembro de 2021

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciência Atmosférica e Climática de Zurique encontrou evidências de algo que parece bastante óbvio para todos: árvores são capazes de reduzir o calor nas cidades.

 

Apesar dessa afirmação parecer ser um consenso geral, os cientistas quiseram verificar efetivamente qual seria a redução de temperatura em cidades e quais fatores podem influenciar nessa redução. As grandes extensões de asfalto e cimento absorvem muito calor criando o efeito chamado ilha de calor.

 

Eles analisaram as temperaturas da superfície terrestre e dados de cobertura do solo de 293 cidades europeias para avaliar o potencial das árvores urbanas para reduzir as ilhas de calor. Os resultados revelam que grupos de árvores podem reduzir as temperaturas da superfície terrestre em cidades em até 12 °C.

 

As árvores são capazes de manter o solo mais fresco principalmente devido à sombra que fornecem, mas também através da transpiração e de sua capacidade de refletir a radiação solar. O efeito de sombreamento depende principalmente das características das árvores, o que varia também conforme as diferentes estações do ano.

Compartilhar:

Leia Também