Árvores podem reduzir temperaturas de cidades em até 12 °C

terça-feira, 04 de janeiro de 2022

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciência Atmosférica e Climática encontrou evidências de algo que já é consenso geral: de que as árvores são capazes de reduzir o calor nas cidades.

 

Os cientistas quiseram verificar efetivamente qual seria a redução de temperatura em cidades e quais fatores podem influenciar nessa redução. Eles analisaram as temperaturas da superfície terrestre e dados de cobertura do solo de 293 cidades europeias.

 

Os resultados revelam que grupos de árvores podem reduzir as temperaturas da superfície terrestre em cidades em até 12 graus centígrados. As áreas urbanas com árvores normalmente tinham de duas a quatro vezes mais baixas do que áreas semelhantes próximas, que não tinham cobertura de árvores.

 

As árvores mantêm o solo mais fresco devido à sombra que fornecem, mas também através da transpiração e de sua capacidade de refletir a radiação solar.  O efeito de sombreamento depende principalmente das características morfológicas de diferentes árvores (por exemplo, tamanho de suas folhas e de sua copa).

Compartilhar:

Leia Também