Australianos criam tecnologia que recicla todo tipo de plástico

quarta-feira, 15 de julho de 2020

 

Cientistas australianos desenvolveram uma tecnologia que pode fazer com que todos os tipos de plásticos sejam recicláveis.

 

O sistema foi desenvolvido na Universidade de Sidney, após um alerta para a indústria local pela falta de reciclagem no país.  A corrida para a reciclagem do plástico já tem uma década e os pesquisadores chegaram a um Reator Catalizador Hidrotermal.

 

O processo químico de reciclagem altera a composição molecular do plástico, usando água quente e alta pressão para transformar o material novamente em óleo. O que o equipamento faz é transformar novamente o plástico em líquido.

 

A partir daí, o óleo pode ser transformado em betume, combustível ou em outros tipos de plástico. A tecnologia já foi patenteada e é diferente das soluções já existentes.

 

O fator principal está em não precisar separar o plástico em tipos e cores, pode reciclar tudo junto – de caixas de leite a roupas de mergulho passando até por subprodutos de madeira. Agora, tecnologia está pronta para ser levada ao mercado.

Compartilhar:

Leia Também