Banco Central implementa segunda fase do open banking nesta sexta

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

O open banking no Brasil entra em sua segunda fase. Agora, os clientes poderão solicitar o compartilhamento de dados cadastrais e informações sobre transações e serviços contratados nas instituições financeiras.

 

O open banking é uma plataforma supervisionada pelo Banco Central que vai permitir que os clientes compartilhem, sob autorização, dados pessoais com bancos e fintechs (startups de finanças) para receber melhores ofertas de produtos e serviços.

 

O compartilhamento das informações só poderá ser feito com a autorização do cliente e se for informada a finalidade e o prazo de uso dos dados. O usuário também tem direito de cancelar esse consentimento a qualquer momento e em qualquer instituição financeira pela internet.

 

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o pedido de autorização será feito sempre por meio eletrônico e dentro do ambiente de autenticação do banco. Não será solicitada nenhuma informação ao cliente que o banco já não tenha. O sistema será totalmente operacionalizado a partir de 15 de dezembro deste ano.

Compartilhar: