Barcos autônomos vão levar passageiros por hidrovias do RJ

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Uma embarcação autônoma ecológica vai começar a fazer o transporte de passageiros pelos canais de água do Rio de Janeiro em dezembro de 2022.

 

O novo projeto de mobilidade urbana é fruto de uma parceria entre uma plataforma de viagens e uma empresa latinoamericana do segmento de barcos autônomos.

 

A nova parceria vai explorar algumas rotas hidroviárias da cidade para conectar atrações turísticas e polos importantes, como o Pão de Açúcar e o centro do Rio e a Península na Barra da Tijuca e a estação de metrô Jardim Oceânico.

 

A embarcação vai transportar a princípio os colaboradores das empresas em uma rota que liga a Península da Barra da Tijuca, e a estação Jardim Oceânico do metrô, em percursos de ida e volta com duração de cerca de 20 minutos em cada trecho. A capacidade é para 15 pessoas e bicicletas.

 

As embarcações autônomas podem ser operadas localmente ou remotamente. O sistema será 100% elétrico e por isso não emitirá gases poluentes. Painéis fotovoltaicos, que serão instalados tanto na embarcação quanto no píer de atracação serão utilizados como estação de recarga das baterias diminuindo ainda mais o impacto ambiental da iniciativa.

Compartilhar:

Leia Também