Brumadinho lança “Farmácia Viva” com produção de plantas medicinais

quinta-feira, 07 de abril de 2022

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais firmou acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Brumadinho, em Minas Gerais, para implantação de uma Farmácia Viva no município.

 

O acordo prevê o fornecimento de mudas de espécies medicinais, além da realização de treinamentos para a difusão de tecnologias de cultivo, colheita e pós-colheita.

 

O objetivo é contribuir para a produção sustentável de espécies medicinais com qualidade fitoquímica, colaborando para a eficácia terapêutica, dentro dos padrões recomendados pela Farmacopeia Brasileira. Os plantios na área destinada à Farmácia Viva já tiveram início, com mudas de calêndula e açafrão.

 

As mudas de calêndula são produzidas no Campo Experimental de Santa Rita, em Prudente de Morais. Já os rizomas de açafrão, produzidos no Campo Experimental do Vale do Piranga, em Oratórios.

 

Dentre os resultados esperados, a equipe projeta impactos: social, pelo uso de plantas medicinais no tratamento de saúde da população; econômico, pela inserção de agricultores familiares da região na produção de plantas medicinais; e ambiental com a produção sustentável de plantas medicinais em sistema orgânico de cultivo.

Compartilhar: