Cai índice de desmatamento na Amazônia Legal em janeiro deste ano

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

O índice de desmatamento na Amazônia Legal teve queda em janeiro. Segundo dados divulgados pelo Sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no período houve a menor área de alertas de desmatamento na região dos últimos quatro anos.

 

A redução foi de 70% em relação a janeiro de 2020. E entre agosto do ano passado e janeiro deste ano, segundo o Inpe, também houve uma queda de 21% na quantidade de desmatamento se comparado ao período anterior.

 

Mesmo com a redução, o número ainda é alto. O Sistema Deter, que aponta alertas de desmatamento na Amazônia em tempo real, mostrou uma área desmatada de 86 quilômetros quadrados, contra 284 quilômetros quadrados em janeiro de 2020.

 

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia foi criado para promover a proteção, inclusão social e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

 

Com a troca de informações e análises mais rápidas é possível planejar ações e aumentar a fiscalização. O trabalho feito pelo órgão é identificar o início do desmatamento, evitando a derrubada da floresta.

Compartilhar:

Leia Também