Capacete Elmo, do CE, é premiado no maior evento da América Latina

sexta-feira, 18 de março de 2022

O capacete Elmo, desenvolvido pelos laboratórios da Universidade Federal do Ceará, recebeu o prêmio de projeto mais inovador no Prêmio de Inovação SUMMIT Senai P&D + Impacto, considerado o maior evento do setor na América Latina.

 

Com 60% dos votos computados, o capacete desbancou 25 concorrentes pela eficiência no suporte aos pacientes com covid-19 – eficiência que levou oxigênio aos pulmões e salvou muitas vidas durante esta epidemia.

 

O Elmo consegue reduzir a necessidade de intubação de pacientes com covid e, com isso, evita sequelas do procedimento.  Durante toda a pandemia, o capacete foi considerado um “salvador” de vidas, por facilitar a entrada de oxigênio em pacientes com quadro clínico moderado e grave.

 

Seu funcionamento é através de uma cúpula transparente, por onde entram os tubos. Fixada ao pescoço do paciente, distribui um fluxo de gás contínuo para oxigenar o sangue e expandir o pulmão. Dessa forma, os casos mais graves de Covid-19 no Ceará e em outras localidades que adotaram o capacete, foram reduzidos consideravelmente.

Compartilhar:

Leia Também