Captar energia solar direto do espaço pode estar próximo de se tornar realidade

segunda-feira, 06 de dezembro de 2021

Nos últimos anos, cientistas de todo o mundo fizeram muitos avanços que aumentam a probabilidade de que a energia solar espacial seja conquistada já durante a próxima década, deixando de parecer ficção científica.

 

Essa alternativa energética agora está ganhando novos olhares em todo o mundo. Tecnólogos nos EUA e na China, especialistas no Japão e pesquisadores da Agência Espacial Europeia e do Reino Unido estão trabalhando para que a produção de energia solar baseada no espaço se torne realidade

 

A noção de um satélite de energia solar foi detalhada e patenteada pelo pioneiro espacial dos EUA, Peter Glaser. Ele projetou uma maneira de coletar energia da luz do Sol e irradiá-la na forma de microondas que seriam captadas por antenas receptoras na Terra.

 

Essas microondas poderiam ser convertidas novamente em energia elétrica e fornecidas às redes de abastecimento. Os experimentos de transmissão de energia por microondas são feitos desde a década de 1970. Este futuro energético é chamado de astroeletricidade.

Compartilhar:

Leia Também