Célula solar transparente bate recorde de eficiência

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, criaram uma nova célula solar que chegou a 8% de eficiência na captação da energia do sol. Este é um recorde para painéis solares transparentes.

Esta célula solar possui 43,3% de transparência e é feita em carbono, enquanto que os painéis comuns são feitos de silício. As janelas que cobrem os prédios são locais perfeitos para aplicar o novo tipo de painel porque combinam uma alta eficiência e transparência visível.

Os edifícios com fachadas de vidro normalmente têm um revestimento que reflete e absorve parte da luz para reduzir o brilho e o aquecimento no interior do prédio. Em vez de jogar fora essa energia, os painéis solares transparentes poderiam usá-la para suprir uma parte das necessidades de eletricidade do edifício.

A novidade permitirá transformar os prédios do futuro em verdadeiras usinas solares.  Foram criadas duas versões de revestimentos ópticos para os painéis, um com tonalidade ligeiramente esverdeada e outra de cor neutra. E ambas podem ser fabricadas em larga escala e utilizar materiais menos tóxicos.

Compartilhar: