Censo 2022: teste realizado no Rio, mostra que quase 1/3 da população local é idosa

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

A Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, participou de um teste do Censo 2022, realizado pelo IBGE, há pouco mais de um mês. Uma equipe de 16 servidores do instituto participou da pesquisa no bairro carioca, que fica a cerca de 15km da costa da cidade.

 

A ilha foi escolhida para o teste censitário por ter mais de 85% de sua população já imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid. Além disso, a proximidade com a sede do IBGE, a 50 minutos de navegação, ajudou a reduzir os custos operacionais do teste.

 

Um dos dados preliminares é que a população da ilha é formada por 1/3 de pessoas com 60 anos ou mais de idade, quase o dobro da proporção de idosos entre o total da população brasileira. E apenas 12,8% são de crianças e adolescentes até 14 anos.

 

Ao analisar a pirâmide etária da população do bairro carioca, constatou-se que quatro mulheres têm mais de 100 anos de idade, mas não há nenhum homem tão longevo.

 

Segundo o IBGE, em 96,3% dos 1.552 domicílios permanentes da ilha, a entrevista do Censo foi aplicada presencialmente. Em 14 deles a entrevista foi feita por telefone e em outros 14 ela foi aplicada via internet.

Compartilhar: