Cidade na Austrália transforma cerveja velha em biogás

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Com o estoque de cerveja que ficou parado nos bares da Austrália, devido à pandemia, e o curto prazo de validade do barril de chopp, uma grande companhia cervejeira local optou por transformar a bebida em energia.

O responsável pela reutilização do álcool é uma empresa estatal localizada em Adelaide, na Austrália, cuja estação de tratamento atender cerca de 1 milhão e meio de pessoas.

A companhia está misturando cerveja velha com lodo de esgoto para criar um potente biogás e gerar energia para o próprio funcionamento da estação. A decomposição de resíduos orgânicos e do lodo resultante do processo de tratamento de esgoto que gera a energia renovável.

Em comunicado, a empresa explica que foram adicionados cerca de 150 mil litros de cerveja vencida por semana. Com isso, a estação gerou um recorde de 355,2 mil m³ de biogás em um único mês. E aqui no Brasil tem algo parecido, a startup gaúcha Luming Inteligência, em parceria com a Ambev, está testando o aproveitamento de biogás gerado na produção de cerveja.

Compartilhar: