Cientista brasileira encontra proteína chave para tratamento da Covid

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Uma cientista brasileira, professora de biologia celular, no Texas, Estados Unidos, lidera uma pesquisa que encontrou uma proteína chave para o tratamento da Covid-19.

 

Beatriz Fontoura está à frente do estudo que identificou a forma como uma proteína de coronavírus, chamada Nsp1, bloqueia a atividade de genes que promovem a replicação viral.

 

O grupo de pesquisadores analisou como impedir a ação dessa proteína que faz com que o vírus se multiplique o que dá esperança para novos tratamentos. Segundo ela, “Quando um vírus infecta uma célula, a forma como a célula hospedeira reage é alterando as vias celulares de certa maneira que neutraliza a infecção viral”.

 

Os pesquisadores acrescentaram outra peça a esse quebra-cabeça. Estudaram a proteína NS1 do vírus influenza que bloqueia a ação na célula e testaram a proteína do coronavírus.  O Nsp1 do coronavírus foi descrito como uma proteína multifuncional capaz de alterar a replicação viral e suprimir a produção de outras proteínas, algumas das quais estão envolvidas na resposta imune.

 

Compartilhar:

Leia Também