Cientistas anunciam hidrogel que imita cartilagem dos joelhos

quarta-feira, 15 de julho de 2020

 

Pesquisadores americanos criaram o primeiro hidrogel experimental resistente que imita a cartilagem dos joelhos, uma esperança para pessoas com problemas na articulação.

 

É um material forte o suficiente para suportar o peso de uma pessoa, mas flexível o suficiente para amortecer a articulação durante o impacto de décadas de uso.

 

O material se assemelha à gelatina. Contém 60% de água e pode suportar o peso de 45 kg sem rasgar ou perder sua forma. Testes de segurança iniciais sugerem que o material não é tóxico para células cultivadas em laboratório.

 

Os hidrogéis têm sido explorados para uso como substituto da cartilagem desde a década de 1970. Eles são usados ​​em lentes de contato gelatinosas e fraldas descartáveis.

 

Os pesquisadores são atraídos por esses materiais por causa de suas propriedades escorregadias e absorventes de choque e porque não danificam as células próximas. Para serem usados ​​em articulações de carga, como o joelho, foram feitos mais de 100 mil ciclos de tração repetida. Os testes continuam.

Compartilhar:

Leia Também