Cientistas encontram água e material orgânico em um asteroide pela primeira vez

sexta-feira, 12 de março de 2021

Pela primeira vez, água e matéria orgânica essencial à vida foram encontrados em um asteroide que viajava próxima à Terra.

 

A pesquisa aponta ainda que o material orgânico e a água, que estão reunidos em um pequeno grão, se originaram no próprio asteroide, em processo semelhante ao que fez o nosso planeta ao longo de sua evolução.

 

Depois de ser estudada detalhadamente por uma equipe internacional de pesquisadores, a análise de um único grão, apelidado de Amazônia, preservou a matéria orgânica primitiva (não aquecida) e processada (aquecida) em 10 mícrons (um milésimo de centímetro) de distância.

 

A descoberta aponta que o corpo celeste vem trafegando a bilhões de anos pelo espaço e incorporou o líquido e o material orgânico da mesma maneira que a Terra fez. A amostra aponta que a água e a matéria orgânica que se originaram no próprio asteroide evoluíram quimicamente ao longo do tempo.

 

O estudo vem sendo conduzido pela da Universidade de Londres, responsável pelo estudo da superfície do asteroide, capturado em 2010 em missão japonesa. Cientistas afirmam que a descoberta revela detalhes complexos da história de um asteroide.

Compartilhar:

Leia Também