Fósseis de três criaturas gigantes foram encontrados por pesquisadores nas altitudes dos Alpes, na Suíça. São os ictiossauros, que governaram os mares e eram um dos maiores animais na Terra.
Conhecido como “lagarto-peixe”, o animal foi extinto há 90 milhões de anos. Eles podiam atingir 80 toneladas e 20 metros de comprimento, podendo ser comparados à baleia-azul, hoje considerado o maior animal do mundo.
Segundo os cientistas, os fósseis desses animais são muito raros. Até o momento, era um grande mistério sobre a existência deles. Uma das espécies encontradas tinha cerca de 20 metros de comprimento, o outro tinha 18 e o terceiro não foi identificado. Um único fóssil de dente, tinha 60 milímetros de diâmetro.
Apesar da altitude curiosa, os Alpes antigamente abrigavam o fundo de um grande lago, como revela um novo estudo. A explicação para isso seria a movimentação das placas tectônicas que começou há 95 milhões de anos. Todo o estudo é feito através do Instituto e Museu Paleontológico da Universidade de Zurique.