Comer 5 frutas e legumes ao dia faz bem à saúde, mas não é qualquer vegetal

terça-feira, 30 de março de 2021

Uma das dúvidas mais comuns sobre dieta saudável é sobre a quantidade diária de frutas, verduras e legumes. Os Pesquisadores da Associação Americana do Coração foi atrás de respostas.

 

O estudo mostra que o ideal é comer cinco porções de vegetais por dia.  Foram avaliados dados de 2 milhões de pessoas no mundo acompanhados por mais de 30 anos em outros trabalhos científicos. Quem consumiu esses alimentos teve menor risco de morte por doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer.

 

O diferencial deste estudo é que não é qualquer alimento que cresce na terra que conta para cumprir esta cota e garantir benefícios. O estudo observou que tubérculos, como batata e inhame, não contribuem para a diminuição de doenças. O mesmo vale para sucos de frutas, grãos como ervilha e milho, e outros vegetais ricos em amido.

 

A recomendação não é retirar alimentos, já que eles têm outros benefícios, porém para a saúde cardiorrespiratória o ideal sempre é garantir um prato cheio de folhas verdes e legumes bem coloridos. Quanto às frutas, o consumo deve ser alternado e preferir sempre comer a fruta ao invés dos sucos.

Compartilhar:

Leia Também