Pesquisa mostra como melhorar saúde de gestantes

terça-feira, 08 de junho de 2021

Mulheres grávidas orientadas por profissionais de saúde de Unidades de Saúde da Família a realizar caminhadas e ter uma dieta saudável durante o pré-natal tiveram uma melhora na saúde.

 

Com a intervenção, a quantidade de gestantes que atingiu o tempo recomendado de caminhada no lazer triplicou, enquanto o número de gestantes que faziam alto consumo semanal de alimentos ultraprocessados caiu pela metade.

 

Esses resultados são fruto de estudo coordenado por pesquisadores da Universidade Estadual paulista. Realizado em Botucatu, interior de São Paulo, o estudo avaliou a efetividade de alimentação saudável e caminhada sobre o comportamento de gestantes atendidas.

 

Ao todo, 181 gestantes receberam cuidados desses profissionais e foram acompanhadas pelos pesquisadores. A comparação foi feita com outro grupo de cuidados pré-natais no modelo tradicional das Unidades Básicas de Saúde.

 

A intervenção afetou o comportamento de exercícios físicos e dieta das gestantes, fatores importantes na prevenção de complicações gestacionais, como diabetes e doença hipertensiva

Compartilhar:

Leia Também