Congresso de Oncologia traz estudos promissores contra câncer de próstata

segunda-feira, 08 de junho de 2020

 

Ocorreu na última semana, totalmente online, o Congresso da Sociedade Americana de Oncologia, maior evento mundial da especialidade. O evento trouxe notícias promissoras para o tratamento e o diagnóstico do câncer de próstata.

 

Duas drogas estudadas mostraram resultados favoráveis, que foram apresentados no evento, e um estudo piloto mostrou que a triagem genética pode ajudar a identificar casos não diagnosticados de tumores de próstata.

 

Um novo medicamento que adia a metástase em pacientes com o câncer de próstata não-metastático resistente à terapia de bloqueio hormonal foi apresentado no congresso após a fase 3 do estudo.

 

Foram acompanhados 1500 homens de 150 centros distribuídos pelo mundo, entre eles 25 centros de pesquisa clínica no Brasil.

 

O medicamento é indicado para casos de tumores que não desenvolveram metástase, mas que demonstra risco para tal e que perderam a resposta à terapia hormonal. Estudos indicam que cerca de um terço dos homens com esse tipo de tumor desenvolve a metástase em dois anos. Os resultados foram satisfatórios. Em casos que surgiram metástase isso só ocorreu após 40 meses.

Compartilhar:

Leia Também