Consumo diário de canela ajuda a controlar diabetes

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Há tempos a canela vem sendo estudada para o tratamento da diabetes. Agora, cientistas da Universidade Federal do Ceará afirmam que o consumo diário de canela pode funcionar como terapia complementar no controle de diabetes tipo 2.

 

O estudo, realizado em parceria com instituições estrangeiras e já publicado em revista científica, mostra que a ingestão da especiaria é capaz de reduzir os níveis de hemoglobina glicada, glicemia em jejum e melhorar a disponibilidade da insulina no sangue.

 

Para avaliar a eficácia da canela no controle glicêmico, os pesquisadores realizaram um ensaio clínico, entre agosto e dezembro de 2019, com 140 pessoas com diabetes tipo 2. Todos frequentavam UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Parnaíba, no estado do Piauí.

 

Eles foram divididos igualmente em dois grupos, sendo que o grupo experimental ingeriu diariamente 3 gramas de canela em pó durante três meses. Todos mantiveram sua rotina, alimentação e tratamento habituais. Nos exames sanguíneos, bastaram 90 dias para a redução média de 0,21% nos índices de hemoglobina glicada. Outros dados foram levantados e acredita-se que o uso da canela por um período maior pode trazer benefícios contínuos ao paciente.

 

Além da canela, já foram testados maracujá, cúrcuma e gengibre, e as pesquisas devem continuar com outros produtos, como o café.

Compartilhar:

Leia Também