Estudo propõe produção de couro sustentável a partir de fungos de pão

sexta-feira, 01 de abril de 2022

A Sociedade Americana de Química apresentou uma pesquisa que descreve como os cientistas aproveitaram um fungo para converter resíduos de alimentos em couro sintético sustentável.

 

O que sabe é que o couro feito a partir dos fungos leva menos tempo para ser produzido do que os já existentes no mercado, com a vantagem de ser 100% de base biológica. A pesquisa foi feita na Universidade de Borás, Suécia.

 

Para alimentar os organismos fúngicos, a equipe coletou pão amanhecido de supermercado, que eles secaram e moeram em migalhas. Os pesquisadores misturaram as migalhas de pão com água em um reator em escala piloto e adicionaram a espécie de fungo que normalmente é encontrada em alimentos em decomposição.

 

À medida que esse fungo se alimentava do pão, produzia fibras naturais microscópicas. Após dois dias, os cientistas coletaram as células fibrosas e removeram lipídios, proteínas e outros subprodutos. O resíduo que restou foi transformado em fios. O grupo agora trabalha em versões mais grossas.

Compartilhar:

Leia Também