Dubai usa drones pra provocar chuva em meio a onda de calor com temperaturas perto dos 50ºC

sábado, 31 de julho de 2021

É possível fazer chover com o uso de drones. É o que comprova uma parceria entre o Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos com pesquisadores ingleses.

 

Eles provocaram a própria chuva na cidade de Dubai nesta semana. Com temperaturas máximas perto dos 45ºC e, às vezes, até 50ºC, o país vive um período de muita seca e calor. A parceria permitiu criar drones com tecnologia inédita para ajudar a resolver o problema.

 

Os cientistas receberam recursos por três anos para a idealização do projeto. O financiamento garantiu a construção de quatro drones que podem voar por cerca de 40 minutos. O equipamento carrega as nuvens com cargas elétricas, fazendo com que a chuva se aglutine e fique mais forte.

 

Os projetos para melhorar as chuvas são bastante importantes em partes do mundo que estão realmente lutando por água. Há 50 países que estabeleceram programas para aumento das chuvas. Como comparação… Em São Paulo, a precipitação média de chuvas é de 1300 mm por ano. Nos Emirados Árabes é de apenas 100mm.

Compartilhar:

Leia Também