Estudantes imitam recife de coral usando impressão 3D

quinta-feira, 10 de março de 2022

Alunos de Taiwan projetaram uma espécie de recife de coral artificial, que pode ajudar a revitalizar rios urbanos. A proposta é que a estrutura seja feita com cerâmica ecológica e impressa em 3D.

 

Os corais são essenciais para garantir a saúde e a vida nos oceanos, portanto, são insubstituíveis. Entretanto, a estrutura impressa tem como missão cumprir uma função específica: servir de abrigo para organismos aquáticos. Isso por si só já pode contribuir para a manutenção de várias espécies.

 

Batizada de “C-ecology”, a ideia é que a estrutura seja implantada com uma espécie de filtro coberto com plantas filtrantes. Cada módulo é colocado na superfície na água, sendo que as plantas ficam boiando na parte superior enquanto o coral artificial fica na parte inferior, à disposição das espécies marinhas.

 

Segundo os idealizadores, a estrutura possibilita o surgimento e manutenção de organismos. Ter esses seres vivos aumenta a circulação da água, o que por sua vez melhora a qualidade do rio urbano.  O sistema ainda é modular e pode se adaptar a diversos rios, independente do tamanho e profundidade.

Compartilhar:

Leia Também