Exercícios físicos podem melhorar problemas do sono

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Os benefícios de movimentar o corpo são bem conhecidos, mas agora pesquisadores descobriram que as atividades físicas podem ser uma peça fundamental para pessoas que sofrem com problemas do sono, como apneia, além de também melhorar as funções cerebrais.

 

Estimativas apontam que a apneia obstrutiva do sono afeta cerca de 9% a 38% dos adultos, mas a grande parte dos casos não são diagnosticados. Este é um distúrbio que, com a interrupção da respiração, pode levar a algumas doenças, inclusive cardíacas e cerebrais.

 

Além dos tratamentos já existentes para a apneia, um estudo Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo demonstra que os exercícios físicos podem ser tratamento não farmacológico complementar para os pacientes.

 

Durante a pesquisa, 47 brasileiros adultos foram separados em dois grupos distintos. Um dos grupos seguiu uma série de exercícios que envolviam aquecimento, aeróbico, fortalecimento muscular e resfriamento, enquanto o outro não mudou a rotina.

 

Após seis meses, o grupo que realizou exercícios físicos demonstrou um aumento na capacidade de o cérebro utilizar a glicose, reduções dos sintomas da apneia, aumento da capacidade cognitiva e uma melhora de 32% na atenção e funções executivas. O segundo grupo, porém, apresentou apenas um declínio.

Compartilhar:

Leia Também