Exercícios com carga podem favorecer a saúde mental e o humor

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

De acordo com uma pesquisa irlandesa, exercícios com carga podem contribuir para a saúde mental e o controle do humor, reduzindo o estresse e a ansiedade.

 

O estudo, conduzido pela Universidade de Limerick, na Irlanda, e publicado no fim do ano passado, concluiu que um programa básico de atividades físicas com agachamentos, levantamentos de peso e abdominais trazem benefícios para a mente.

 

Um dos resultados da pesquisa é que a musculação pode ter um papel importante no controle da ansiedade humana, reduzindo ou até eliminando o uso de remédios ansiolíticos. Além de ajudar o corpo na produção de endorfina, um dos hormônios da felicidade, uma única sessão de musculação pode promover mudanças positivas.

 

De acordo com os pesquisadores, esse esforço reduz e controla os níveis de ansiedade em longo prazo. O fato de ter vendido uma meta e conquistado algo auxilia na produção de três outros hormônios da felicidade: serotonina, dopamina e ocitocina. Um ponto bastante positivo é que os exercícios também podem ser feitos em casa.

Compartilhar:

Leia Também