Felicidade produz serotonina capaz de reduzir infecções no intestino: estudo

segunda-feira, 06 de julho de 2020

Sentir felicidade também ajuda a curar o próprio corpo por meio da serotonina, um composto químico que produz bem-estar e ainda pode reduzir a capacidade de algumas bactérias intestinais.

A descoberta pode representar uma nova maneira de combater infecções sem tratamentos realmente eficazes. A grande maioria das pesquisas sobre a serotonina se concentra em seus efeitos no cérebro, mas cerca de 90% desse neurotransmissor é produzido no trato gastrointestinal.

Nos seres humanos, trilhões de bactérias vivem em nosso sistema gastrointestinal. A maioria delas é benéfica, mas as que não são boas podem levar a infecções graves. A pesquisa foi atrás de entender como essas bactérias patogênicas agem ao serem expostas à serotonina.
Testes mostraram que a serotonina reduziu a expressão de um grupo de genes que essas bactérias usam para causar infecções. E experimentos adicionais mostraram que a bactéria não conseguia mais causar lesões associadas à infecção nas células depois de expostas à serotonina.

Compartilhar:

Leia Também