Filmes comoventes oferecem efeitos positivos

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Um novo estudo, realizado pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostra como filmes comoventes e tocantes são capazes de fazer as pessoas se sentirem mais preparadas para lidar com os desafios da vida e terem objetivos mais significativos.

 

As descobertas mostraram que, quando as pessoas assistiram a filmes como “Um sonho de Liberdade” relataram uma variedade de reações positivas, como a capacidade de aceitar a condição humana e dar sentidos aos problemas da vida.

 

Por outro lado, a análise descobriu que essas experiências eram menos comuns com comédias como “Prenda-se Se For Capaz”. Para os pesquisadores, estas são pistas que explicam porque muitas pessoas não veem os filmes como simples entretenimento e sim como possibilidade de lidar com situações difíceis da vida.

 

O diferencial deste estudo foi a análise no dia a dia dos participantes, na vida cotidiana. O participante respondia a questões referentes a uma única produção e na análise geral concluíram que foram descritas sensações positivas e negativas e também valores.

Compartilhar:

Leia Também