Fiocruz lança projeto de combate à Covid-19 em comunidades do Rio em parceria com conselhos comunitários e ONGs

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

 

A Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz – lançou um projeto de combate à pandemia da Covid-19 nas comunidades do Rio. O projeto “Conexão Saúde: de olho na Covid-19” será iniciado nas comunidades da Maré e de Manguinhos.

 

 

O modelo de vigilância inclui telemedicina, testagem e rastreamento. Os pesquisadores contarão com a ajuda de representantes das comunidades, que terão papel importante na articulação das ações.

 

 

O objetivo é prestar atenção em detalhes que fazem parte do cotidiano dos moradores, melhorando as condições dos atendimentos e prestando atenção em vulnerabilidades próprias de cada favela ou território popular.

 

 

Participam também do projeto o Conselho Comunitário de Manguinhos, Redes da Maré, Dados do Bem, SAS Brasil e União Rio. Entre os objetivos do Conexão Saúde estão a necessidade de ampliar o acesso aos serviços de saúde de forma emergencial aos moradores durante a pandemia. A ideia é desenvolver um modelo integrado de combate ao coronavírus, incluindo ações sociais, educação e vigilância em saúde.

Compartilhar:

Leia Também