Flores podem atrair e salvar espécies de beija-flor

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Existem mais de 300 espécies de beija-flor no mundo e todas são nativas das Américas. Mas, assim como acontece com outros polinizadores, algumas espécies têm sofrido com a perda de habitat, espécies invasoras e uso de pesticidas.

 

O resultado é que muitas populações têm diminuído e algumas espécies deste lindo pássaro estão ameaçadas de extinção.   No México, onde existe 58 espécies de beija-flor, 13 são ameaçadas.

 

Para ajudar a conservar a espécie, a UNAM, maior universidade do país, lançou um projeto simples, mas que tem alcançado bons resultados. Por meio da criação de jardins urbanos, com flores que atraem a espécie, pesquisadores estão protegendo e monitorando a população de beija-flor.

 

O projeto começou em 2014 e o espaço rapidamente foi tomado por beija-flores. Com isso, o projeto foi replicado e hoje são 149 na região metropolitana da Cidade do México.  Além disso, a população local também cria jardins semelhantes e ajuda a alimentar os beija-flores durante a sua longa rota de migração. O mesmo acontece com escolas e asilos.

Compartilhar:

Leia Também