Guarujá tem nova Área de Proteção Ambiental

terça-feira, 31 de agosto de 2021

O Guarujá, município do litoral sul de São Paulo, tem uma nova APA – Área de Proteção Ambiental, criada a partir de estudos realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas e a Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá.

 

A APA Santo Amaro nasceu com a ideia de promover o uso sustentável da floresta urbana local, conciliando a conservação ambiental com outros usos, por meio de uma gestão do território compartilhada com a população.

 

Para este projeto, o primeiro passo foi um estudo de viabilidade técnica. Em seguida, foi realizada a consulta pública para informar a população local sobre a proposta apontada no estudo; e a terceira e última fase aconteceu no dia 30 de junho, com a expedição do decreto de criação pela prefeitura do município.

 

A classificação da nova área de proteção é de exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos. A biodiversidade deve ser mantida, assim como os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.

Compartilhar:

Leia Também