Inca lança aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

O Redome – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer, lançou um novo aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos.

 

A fase experimental do programa começou em janeiro e 489 pessoas fizeram o pré-cadastro. Atualmente, com mais de cinco milhões de brasileiros inscritos, o Redome é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha.

 

A maior parte dos doadores brasileiros está nas regiões Sudeste e Sul do país. Uma das maiores dificuldades é que boa parte dos cadastrados está com seus dados desatualizados, situação que tem dificultado a localização de doadores quando o sistema aponta algum como compatível para doação.

 

Com o novo aplicativo, será possível atualizar os dados de forma mais ágil, assim como baixar a carteirinha de identificação. E quem ainda não é doador, também pode fazer o pré-cadastro e depois só ir a um hemocentro para realizar a coleta de sangue.

Compartilhar:

Leia Também