Ibama promove o maior Projeto de Monitoramento de Praias do mundo

segunda-feira, 09 de novembro de 2020

O Ibama estabeleceu o Programa de Monitoramento de Praias como condição para as atividades de produção e exploração de petróleo e gás executados na Bacia de Santos.

 

 

Considerado o maior do planeta, o Programa abrange o litoral entre Laguna, em Santa Catarina, e Saquarema, no Rio de Janeiro. Este é um auxílio na avaliação da interferência das atividades de exploração sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos.

 

Diariamente, as equipes resgatam a fauna marinha que chega às praias. As rondas de rotina e o acionamento por parte da população são as principais formas de localização dos animais que, muitas vezes, são achados feridos por embarcações ou materiais de pesca, ou intoxicados por óleo e outros resíduos sólidos.

 

Quando encontrados vivos, os animais são avaliados e, se necessário, encaminhados para atendimento veterinário. Os animais encontrados sem vida passam por necropsia para identificação da causa da morte, observando se houve relação com atividades humanas, sobretudo as de exploração e produção de petróleo.

Compartilhar:

Leia Também