Indiano é eleito ‘melhor professor do mundo’ ao impedir casamento de meninas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

O professor indiano Disale recebeu prêmio internacional considerado o Nobel da Educação, o Global Teacher Prize. Ele leciona em uma escola primária no interior da índia.

 

Quando chegou à escola, em 2009, encontrou um prédio em condições de abandono e teve que lidar com escassez de alunos. Além disso, havia outros dois grandes desafios: o casamento de estudantes adolescentes, prática comum na região; e a barreira linguística provocada pelo idioma.

 

Esses dados fizeram com que o professor promovesse uma verdadeira revolução que partiu das salas de aula. Começou derrubando as fronteiras da língua, traduzindo os livros didáticos da classe para a língua dos alunos. E promoveu o uso de recursos tecnológicos.

 

Ao superar todas as dificuldades encontradas no caminho, o professor foi surpreendido por um resultado até então inesperado: com 100% de frequência de meninas em salas de aula, e não foi mais registrado casamentos de meninas na aldeia. Esse feito o fez vencedor do prêmio, concorrendo com 12 mil outros concorrentes.

Compartilhar:

Leia Também