Indústria brasileira faz a sua parte na redução de emissões de gases de efeito estufa

terça-feira, 27 de abril de 2021

Enquanto a indústria tem participação de 20,4% no PIB brasileiro, os processos industriais são responsáveis por apenas por 6% das emissões nacionais de gases de efeito estufa.

 

Boa parte da explicação para esse feito está no forte uso de fontes renováveis na geração de energia e a modernização tecnológica do parque industrial brasileiro, com máquinas e equipamentos cada vez mais eficientes e que consomem menos energia.

 

Para mostrar os feitos do setor em prol da transição para uma economia de baixo carbono, a Confederação Nacional da Indústria fez um levantamento de iniciativas e indicadores de 6 setores, responsáveis por 85% das emissões do setor: cimento, alumínio, vidro, papel e celulose, químico e aço.

 

O setor cimenteiro brasileiro é o que menos emitiu gases de efeito estufa nos últimos anos. Enquanto no mundo essa indústria responde por 7% de todo o CO2 emitido, no Brasil a participação é de 2,3%, um terço da média mundial. Outro dado positivo é das fábricas de celulose e papel, que tem quase 100% da energia produzida saída de fontes limpas.

Compartilhar:

Leia Também