Jogos de passatempo potencializam a saúde cerebral

sexta-feira, 06 de maio de 2022

No início de 2022, a internet foi dominada por postagens misteriosas que exibiam sequências de blocos verdes, amarelos e pretos. Tais publicações permitiam que os usuários de redes sociais compartilhassem sua pontuação em um jogo de adivinhação de palavras.

 

O Wordle – cujo título é um trocadilho que combina o sobrenome do autor e o termo em inglês word, que significa palavra – é um quebra-cabeça on-line que propõe ao jogador descobrir uma palavra secreta de cinco letras por dia, em até seis tentativas.

 

O sucesso do passatempo foi tanto que logo surgiram versões em português, como os jogos Termo e Letreco, que funcionam da mesma maneira.  Além de oferecer uma divertida distração, os jogos podem auxiliar na formação de novos neurônios, as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos cerebrais.

 

A cada partida, o jogador precisa desenvolver uma nova linha de raciocínio. Dessa forma, mesmo jogos baseados na repetição são benéficos para a amplificação das sinapses. Não há passatempos mais ou menos recomendados para a conservação da saúde do cérebro: a atividade deve ser escolhida com base em preferências individuais.

Compartilhar:

Leia Também