Jovem é premiada por aparelho que detecta câncer de mama em casa

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O Prêmio Internacional James Dyson Award para jovens engenheiros foi concedido a Judit Giró Benet, uma espanhola de 23 anos, que desenvolveu a “The Blue Box”, uma caixa azul que consegue detectar a doença de forma prática e preventiva, em casa.

 

Para isso, a caixa inovadora usa apenas uma amostra de urina e um algoritmo de IA – Inteligência Artificial. Já que um em cada três casos de câncer de mama é detectado tardiamente, Judit espera que sua invenção salve vidas ao tornar o diagnóstico rapidamente acessível a todos.

 

O diagnóstico de câncer da própria mãe inspirou na criação da Blue Box. Judit sempre se interessou por matemática e ciências. O pai dela é engenheiro elétrico e a inspirou a pensar como um engenheiro por toda a vida.

 

Depois de criar o aparelho, Judit está a um passo de seu sonho: Ver a “The Blue Box” ser vendida em todos os lugares por 60 dólares, cerca de 300 reais. Atualmente, a jovem cientista trabalha no aperfeiçoamento da caixa na Universidade de Irvine, na Califórnia. Ela está fazendo ensaios clínicos e futuramente espera a aprovação do FDA, a Agência de Medicamentos dos EUA.

Compartilhar:

Leia Também