Extensão para LibreOffice permite tradução em Libras em tempo real

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro, aplicativo LibrasOffice foi lançado neste mês pelo Laboratório de Informática e Sociedade, em um projeto para dar maior autonomia para deficientes auditivos no dia a dia, tanto no estudo como no trabalho.

 

Desenvolvido por pesquisadores de Engenharia, o app dá acesso à suíte digital de escritório LibreOffice, uma alternativa gratuita aos programas de edição de texto, planilhas e apresentações de grandes empresas de tecnologia.

 

A ferramenta é bem simples. O usuário passa o mouse sobre um ícone ou item de menu e passa a ter acesso àquela funcionalidade Libras. A expectativa é que o aplicativo poderá beneficiar um universo de, pelo menos, 12 milhões de pessoas surdas ou parcialmente surdas no país.

 

O projeto surgiu, em 2015, de uma demanda da UFRJ para auxiliar no treinamento de 20 pessoas com deficiência. A demanda foi levada ao curso Computadores e Sociedade e depois de projetado, o programa foi testado com sucesso na Faculdade de Letras.

Compartilhar:

Leia Também