Máscaras descartáveis serão recicladas na França

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Com a pandemia do Coronavírus, as máscaras de proteção descartáveis viraram uma grande ameaça ambiental de poluição do solo e, principalmente, dos oceanos. Apesar de contarmos com modelos reutilizáveis de máscara, é inevitável o uso de máscaras.

 

Segundo um levantamento divulgado pela ONG Ocean Conservancy estão sendo jogadas nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico 129 bilhões de máscaras descartáveis e 65 bilhões de luvas plásticas por mês. O número deve agravar ainda mais a estimativa de 325 mil toneladas de plástico jogados ao mar todos os anos.

 

Pensando em reduzir o impacto do meio ambiente, a empresa francesa TerraCycle criou 10 pontos de coleta em parceria com a rede de supermercados Carrefour, na França. O projeto piloto envolve transformar as máscaras em micro-plásticos que servem de obra prima para novos objetos.

 

Terracycle irá desinfectar as máscaras antes de tudo. Posteriormente a separação do material será realizado, bem como a pesagem e compressão. No final o material será revendido para empresas especializadas como matéria prima para fabricação de novos itens.

Compartilhar:

Leia Também