MEC lança programa que incentiva a participação das famílias nas escolas

terça-feira, 05 de outubro de 2021

A participação das famílias será incentivada nas escolas onde os filhos estudam. Para isso, foi lançado o Programa Educação e Família, com o objetivo de dar suporte às escolas para proporem atividades que conquistem a presença das famílias.

 

A expectativa é que, ainda neste ano, a iniciativa chegue a cerca de 6 mil escolas da educação básica de todo o país.  Em 2022, serão contempladas mais 17 mil escolas.

 

A medida segue resultados científicos. Estudos constatam que quando uma criança recebe atenção e os adultos leem para ela, tem um aproveitamento melhor pós-alfabetização. O programa leva em conta também os indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica, de 2019.

 

Os dados demonstram que as escolas em que os diretores preencheram o formulário de avaliação concordando fortemente com a afirmação que “as famílias contribuíram com o trabalho pedagógico” tiveram uma diferença positiva de 0,6 na média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica das séries iniciais do ensino fundamental.

Compartilhar:

Leia Também